Agende uma Visita 0800 100 7575
Agende uma Visita 0800 100 7575
Encontre a loja MAIS PRÓXIMA

Manutenção: fique de olho nas correias automotivas

Você já deve ter notado que no compartimento do motor do seu carro há várias correias. O difícil é saber qual a função delas e os prazos de manutenção.

 

O que são as correias automotivas?

As correias são peças essenciais para qualquer veículo. De forma geral, são responsáveis por transmitir a força de um componente e os movimentos de polias para outra peça.

 

Quais são as correias do carro?

Existem quatro correias principais no carro, cada uma tem uma função especifica e um sistema de funcionamento. Confira!

 

  • Correia Dentada

A mais importante do veículo. O motor do carro funciona basicamente por meio de válvulas que controla a entrada e saída de gases dentro de uma câmara. A correia dentada é a que liga o eixo que comanda essas válvulas ao virabrequim. Assim, harmonizando-os e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento abram e fechem no momento certo.

Isso evita que os pistões atinjam as cabeças das válvulas e percam potência quando for necessário porque as válvulas estão abertas. Se a correia dentada quebrar, o carro simplesmente não funciona mais. Caso o rompimento aconteça com o carro em movimento, é perigoso danificar as peças do motor e precisar de uma retífica.

O mais importante ao instalar uma correia dentada é prestar atenção nesse sincronismo do motor. Para que esse serviço seja bem feito, é preciso ferramentas especificas e um mecânico experiente no assunto. A Impacto Prime pode te ajudar, encontre nossa loja mais próxima aqui.

 

  • Correia do Alternador

A função da correia do alternador é de colocar justamente essa peça em funcionamento – ele que fornece energia para recarregar a bateria do carro. Se essa correia arrebenta, a bateria não poderá carregar e o carro vai parar muito em breve por falta de energia.

Dependendo do modelo do veículo, a correia do alternador pode ter funções secundárias como transmitir força para a bomba de direção hidráulica e para o compressor de ar condicionado.

 

  • Correia do Ar Condicionado

Responsável por fazer funcionar o compressor do ar condicionado, essa correia é ligada ao motor do carro. Ao ligar o ar de dentro do veículo, a correia começa a girar, fazendo o sistema diminuir a temperatura da cabine. O rompimento da correia do ar condicionado faz a refrigeração parar de funcionar.

 

  • Correia da Direção Hidráulica

A correia da direção hidráulica trabalha para ativar a bomba hidráulica, que envia o fluido para a caixa de direção. É assim que diminui a força necessária para rodar o volante durante as manobras. O rompimento da correia não causa nenhum dano ao carro e a direção continua a funcionar, mas fica mais pesada.

 

Quanto tempo duram as correias do carro?

Use o manual do proprietário para checar informações específicas sobre as correias. Lembre-se de fazer as manutenções preventivas a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros. Cada veículo apresenta um processo de desgaste diferente de acordo com as suas condições de uso. Por isso é importante dar atenção às revisões periódicas!

 

Acesse nosso site e confira essa e outras notícias.

Comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.