A importância da revisão periódica dos amortecedores

//A importância da revisão periódica dos amortecedores

A importância da revisão periódica dos amortecedores

A suspensão é um dos componentes de maior importância nos veículos. Uma parte fundamental dela é o amortecedor, responsável por controlar a movimentação das molas e manter os pneus em contato direto com o solo. A revisão periódica dos amortecedores é muito importante por se tratar de um componente muito básico para a segurança dos ocupantes do veículo.

Os amortecedores são fundamentais para manter o carro estável e em boas condições de dirigibilidade. Quando a peça está desgastada, o motorista poderá sentir dificuldades na condução do automóvel como perda de estabilidade, trepidações e impactos, tornando a direção desconfortável.

Sistemas de segurança, como ABS, controle de tração e estabilidade, só irão fazer as corretas medições e atuações se os amortecedores do veículo estiverem em perfeito funcionamento, pois senão irão fazer leituras errôneas sobre a situação do veículo.

Perigos de dirigir com amortecedor desgastado:

– Riscos de aquaplanagem em dias de chuva

– Problemas na frenagem

– O carro fica difícil de controlar, devido à estabilidade reduzida

– O motorista encontrará dificuldades para conduzir nas curvas e em vias de pavimentação irregular

– Balanço excessivo do automóvel

– Direção desconfortável

– Comprometimento na iluminação do feixe de luz dos faróis devido ao balanço excessivo

– Problemas ocasionados pelo balanço excessivo

Dificuldades na direção

Amortecedores com problema dificultam a direção, tornando a tarefa cansativa para o motorista, deixando-o mais exposto ao risco de acidentes.

Manter os amortecedores com a revisão em dia, além de contribuir para o conforto e segurança dos passageiros, evita que os pneus se desgastem prematuramente e que outros componentes da suspensão venham a apresentar defeito. Algumas medidas podem aumentar a vida útil dos amortecedores como trafegar com cautela em pista em condições ruins de pavimentação, evitar trafegar com excesso de carga e desacelerar o veículo ao passar por um quebra mola. Caso você tenha alguma dúvida em relação ao peso máximo suportado pelo veículo, consulte o manual do proprietário.

Quanto à quilometragem exata para troca, isso varia de veículo para veículo. Lembre-se de sempre trocar os amortecedores em pares, para evitar que um amortecedor velho diminua a vida útil do novo instalado. Junto dos amortecedores, também batentes e buchas podem ter de ser trocadas. Alinhamento pode ser necessário ao se mexer na suspensão.

Confira essa e outras notícias, acesse nosso site e encontre aqui a nossa loja mais próxima de você!

2018-11-20T08:30:43+00:00