A importância do rodízio de pneus para economia e segurança do veículo

//A importância do rodízio de pneus para economia e segurança do veículo

A importância do rodízio de pneus para economia e segurança do veículo

O rodízio de pneus é importante para garantir que haja um desgaste uniforme dos pneus.

Esta ação de revezamento dos pneus fará com que a vida útil dos mesmos se prolongue, e evitará que o carro perca rendimento, representando maior segurança para o motorista e os passageiros. Muitos motoristas desconhecem a utilidade do rodízio e acabam não fazendo o procedimento, que é muito importante para a segurança do veículo, confira!

O pneu é um componente fundamental no seu carro. Por isso, estar atento para que ele esteja sempre em boas condições de uso é primordial para todo bom motorista, pois está relacionado à durabilidade do pneu e, claro, a sua segurança. O rodízio de pneus é uma medida indicada neste sentido. Faz parte das ações de manutenção preventiva que você pode realizar. Fazer o rodízio conforme indicação prolonga a vida útil dos pneus, reduz o consumo de combustível e garante maior segurança para o motorista.

O que é o rodízio de pneus?

O rodízio é a troca de posição entre os pneus. Ele deve ser feito de acordo com:

– O modelo do pneu, que pode ser radial ou diagonal;

– O tipo de pneu, se é simétrico, assimétrico ou unidirecional;

– A tração do veículo, que pode ser dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas.

Cada pneu deve passar por todas as posições de montagem, com o objetivo de equilibrar os desgastes, inclusive o pneu estepe.

Quando fazer o rodízio de pneus?

Realizar a troca das posições dos pneus na frequência correta possibilita que o desgaste ocorra de maneira uniforme, o que é positivo para o desempenho, tanto no quesito dirigibilidade quanto em frenagem. A indicação de em quanto tempo deve ser realizada cada troca do rodízio está no manual do seu veículo. Nada de deixar o manual guardado e sem uso. Ele é um documento que guarda informações importantes para o uso e manutenção do carro. Mas vamos ajudar você com uma indicação geral: o rodízio deve ser realizado a cada oito mil quilômetros para pneus radiais e a cada cinco mil para pneus diagonais.

Como fazer o rodízio de pneus?

Para cada tipo de carro há uma forma e configuração certa de revezamento. Seja para carros com tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas.

O procedimento pode ser realizado em uma oficina especializada, a Impacto Prime pode te ajudar encontre nossa loja mais próxima de você aqui, pois o próprio motorista não conseguirá fazê-lo sozinho. É sempre melhor deixar para um especialista fazer esse tipo de trabalho.

Aproveite e peça para o mecânico realizar o balanceamento e alinhamento, processos necessários após o rodízio para que o carro funcione perfeitamente.

Além do rodízio, é fundamental respeitar a vida útil dos pneus, comprando novos pneus quando necessário. Pra facilitar sua rotina, você pode comprar seus pneus em nossa Oficina Impacto Prime. Confira nossas ofertas!

2019-02-11T09:53:15+00:00