Alinhamento de carros – Para que serve e quando fazer?

//Alinhamento de carros – Para que serve e quando fazer?

Alinhamento de carros – Para que serve e quando fazer?

Manter os pneus alinhados corretamente ajuda a diminuir o desgaste, aumentando a vida útil e evitando situa00ções perigosas.

O alinhamento de direção, necessário a todos os veículos, é motivo de dúvidas para muitos proprietários de veículos. Quais são as necessidades reais do automóvel, o que está e deveria estar incluso neste serviço e até que ponto são necessários?

Antes de levar o veículo até a oficina, é importante que você entenda como funciona e para que serve o alinhamento de carros . É comum que o serviço seja confundido com balanceamento, mas são duas coisas completamente distintas e que visam objetivos diferentes, apesar de, normalmente, serem feitos ao mesmo tempo.

Para que serve o alinhamento de carros?

Esse processo, recomendado a cada 700 quilômetros, serve para ajustar o ângulo das rodas e mantê-las perpendiculares ao solo e paralelas entre si. São revisados três ângulos:

Divergência ou Convergência: a inclinação dos pneus no eixo horizontal;

Câmber: a inclinação dos pneus no eixo vertical;

Cáster: a inclinação do pino mestre quanto à suspensão.

O objetivo dessa revisão é minimizar o desgaste dos pneus e melhorar o desempenho do veículo, já que a mesma é prejudicada quando as rodas apresentam irregularidades. Um alinhamento de carros bem feito elimina os riscos à segurança e beneficia o equilíbrio e desempenho do veículo.

Sinais de que é preciso fazer o alinhamento

É recomendado ao motorista que cheque constantemente as rodas do veículo para garantir que as mesmas não estão irregulares. O ideal, porém, é levar o veículo periodicamente para revisão, já que quando os sinais de irregularidade estiverem visíveis é possível que não haja mais conserto. Você pode conferir, no manual do seu veículo, quando é recomendado fazer o alinhamento.

O alinhamento de carros garante mais economia, já que será desnecessário trocar constantemente os pneus por conta de desgastes e o atrito entre pneu e solo será menor, fazendo com que o motorista gaste menos combustível. Além disso, o conforto é maior por conta da menor resistência dos rolamentos, que deixam a direção mais leve e segura. O processo é simples e rápido, executado em cerca de 30 minutos.

Encontre nossa Oficina mais próxima de você, acesse aqui.

2019-02-27T08:59:47+00:00