Devo trocar o óleo do motor apenas na revisão?

//Devo trocar o óleo do motor apenas na revisão?

Devo trocar o óleo do motor apenas na revisão?

A revisão automotiva cuida de diversos itens de extrema importância para o bom uso do seu automóvel.

Então, posso deixar as trocas de óleo para esse período? Errado! A troca de óleo do motor deve respeitar prazos próprios, já que se trata de uma frequência de troca muito maior e que nem sempre as revisões programadas resolvem.

O óleo de motor possui quatro funcionalidades principais para o carro: a primeira delas é lubrificar as peças do motor para que elas não sofram com atritos ou danos excessivos. A segunda função do óleo é manter a temperatura correta do motor, para que ele não superaqueça. A terceira é mantê-lo limpo e livre das impurezas e das partículas geradas na combustão. E, por último, o óleo também atua como agente de vedação, impedindo que elementos externos cheguem ao motor e o contaminem de alguma forma.

Quando trocar o óleo?

A troca do óleo deve ser feita quando vencer o prazo estipulado pelo fabricante. Esse prazo geralmente é apresentado no manual do proprietário. No manual você também vai saber qual a quantidade de litros recomendado. A maioria das montadoras aconselha adiantar a troca de óleo em carros que andam muito.

E o nível?

Se você viaja muito ou utiliza o seu carro diariamente, o nível do óleo diminui devido à queima na câmara de combustão. Ainda que falte um tempo para a troca do óleo, o indicado é completar o nível sempre.

Onde trocar?

De preferência em oficinas especializadas. A Impacto Prime pode te ajudar, acesse nosso site e encontre nossa loja mais próxima.

E o filtro de óleo?

O filtro de óleo tem como função eliminar alguns resíduos presentes na substância. Chega um momento em que o filtro está “cheio” de resíduos que acaba dificultando a passagem do óleo, por isso, o filtro de óleo deve ser checado sempre a cada troca de óleo e substituído sempre quando necessário, normalmente junto com a troca da substância.

Como escolher o óleo correto para o meu carro?

No momento da troca ou substituição do óleo, você deve estar atento a algumas informações para não colocar a substância incorreta.

A mais importante delas é a especificação do líquido: mineral (proveniente da separação de componentes do petróleo e com aditivos), sintético (proveniente de processos químicos e também hidrocarbonetos, mas sem aditivos por conta de suas propriedades mais robustas) ou semissintético (uma mistura de óleos minerais e sintéticos para reunir as melhores propriedades de cada tipo).

Além disso, você deve ficar atento às siglas presentes na embalagem, como a SAE (sigla em inglês para Sociedade de Engenheiros Automotivos), que indica os testes de viscosidade, e API (sigla em inglês para Instituto Americano de Petróleo), que mostra os níveis de desempenho do óleo.

Troca de óleo é na Impacto Prime

Faça a troca de óleo e a revisão do seu carro com quem entende. Na Impacto Prime, temos profissionais especializados, prontos para recebê-lo e ajudar na manutenção do seu veículo. Acesse nossas lojas e confira qual a unidade mais próxima de você!

2019-06-13T10:16:54+00:00