Entenda o que pode ser o barulho no motor

//Entenda o que pode ser o barulho no motor

Entenda o que pode ser o barulho no motor

Os roncos dos motores podem ser um problema agravante.

Por isso é importante ficar atento aos sinais do seu veículo.

O motor é o protagonista na tarefa de movimentar o automóvel. Portanto, é fundamental que você exercite sua capacidade auditiva, compreendendo os sintomas demonstrados pelo seu veículo, antes mesmo do surgimento de um problema. Além da atenção aos barulhos, é bacana ficar de olho no painel de instrumentos do veículo. Ali, você encontrará inúmeras notificações luminosas que podem ajudar na dedução do problema. Confira alguns sinais que poderão ajudar no convívio com o seu carro!

O que pode ser o barulho no motor?

O motor é composto por inúmeros componentes que realizam funções específicas para, quando combinados, movimentarem o veículo.

Por isso, os ruídos podem representar mais de um problema, nas mais variadas peças, sendo de extrema importância que a qualquer sinalização problemática você leve o seu carro a uma oficina mecânica de confiança.

– Ruído estridente

Percebendo o mesmo guincho agudo ao longo da rodagem. A correia de transmissão pode estar danificada sendo, portanto, extremamente recomendado que você leve o carro à oficina, evitando que o problema se agigante.

– Barulho contínuo durante a partida

O efeito é perceptível sempre ao arrancar, ocorrendo muita vibração e barulho na parte superior do painel, sem interrupções. Saiba que esse som pode ser uma consequência das válvulas do motor estarem trabalhando com folga.

– Barulho de batida seca

Outro sintoma que pode ser sentido durante qualquer momento da rodagem, podendo indicar uma folga nos bicos injetores do motor.

– Ruído agudo de patinação

É observado durante a circulação do veículo, caracterizado por um som bastante incômodo e agudo, lembrando duas superfícies atritando, com uma patinando sobre a outra. As causadoras do problema podem ser as polias patinando sobre a correia emborrachada.

– Assobio estridente

Esse som só está presente em veículos equipados com direção hidráulica. Trata-se da falta de lubrificação na caixa da direção, que na ausência de óleo torna a direção mais rija e ruidosa.

Como identificar o problema e proceder?

Existindo barulhos, é crucial que você leve o veículo ao conserto mecânico, o mais breve possível. Rodar com um veículo ruidoso, é uma atitude negligente com a sua segurança e a de terceiros. O ideal é que a identificação e a manutenção do problema sejam feita por um profissional capacitado. Por isso, levar o seu veículo a uma oficina o quanto antes sempre representará a melhor opção. Encontre nossa oficina mais próxima.

Se você gostou deste conteúdo, não perca a oportunidade de ler mais textos como este! Acesse nosso site e confira outras notícias.

2019-06-13T10:16:54+00:00