Saiba qual a importância do rodízio de pneus

//Saiba qual a importância do rodízio de pneus

Saiba qual a importância do rodízio de pneus

O rodízio é importante para garantir que haja um desgaste uniforme dos pneus.

Esta ação de revezamento dos pneus fará com que a vida útil dos mesmos se prolongue, e evitará que o carro perca rendimento.

Muitos motoristas desconhecem a utilidade do rodízio e acabam não fazendo o procedimento, por isso destacamos as etapas relativas ao serviço:

Desgaste dos pneus

Os pneus não se desgastam de maneira uniforme, por isso a única forma de equilibrar este desgaste é o rodízio. Os pneus da frente possuem um desgaste maior do que os traseiros, por serem mais exigidos pelo sistema de direção e de tração, localizados na dianteira dos veículos. A troca dos componentes de eixo ajuda a equilibrar a vida útil de todo o conjunto.

Quando deve ser feito o rodízio dos pneus?

A maioria dos fabricantes recomenda que o rodízio deva ser feito a cada 10 mil quilômetros, prazo que é uma estimativa, pois podem acontecer variações no desgaste. Fazer inspeções diárias antes de sair com o carro será importante para verificar se há necessidade de adiantar o procedimento. Os pneus podem sofrer desgastes prematuros devido ao tipo de condução do motorista, e as características da pista onde costuma trafegar.

Como deve ser feito o rodízio?

Como será feito o procedimento irá depender do tipo de pneu e do tipo de tração do seu carro. Primeiramente identifique se o seu pneu é do tipo assimétrico, simétrico ou direcional. A segunda ação é verificar qual o tipo de tração do seu veículo, dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas. Sabendo disso, você saberá qual tipo de rodízio aplica-se melhor ao seu automóvel.

Alinhamento e balanceamento

Quando for feito o rodízio, será necessário também fazer um novo alinhamento e balanceamento. Caso as rodas estejam mal alinhadas e sem regulagem adequada, o procedimento terá efeito reduzido, e em um curto período de tempo os pneus voltarão a apresentar desgaste irregular.

Pneus novos no eixo-traseiro

Esse eixo é responsável pela estabilidade da trajetória do veículo, evitando que o carro perca aderência em uma freada brusca ou dentro de uma curva. Manter os pneus mais conservados no eixo traseiro contribui para uma maior segurança, já que compensa a diferença de aderência que ocorre no momento da frenagem, onde todo peso é transferido para o eixo dianteiro.

Consulte sempre o manual do proprietário para ter certeza do melhor momento para fazer o rodízio dos pneus. No manual você também encontrará informações sobre a calibragem correta quando o pneu do veículo estiver vazio e com carga. Essas informações são importantes para prolongar a vida útil dos pneus, além de aumentar a segurança dos passageiros.

A Impacto Prime conta com pneus de qualidade. Conheça todas nossas filiais.

2019-07-11T15:08:02+00:00