Os cuidados essenciais para o carro em dia de geada

//Os cuidados essenciais para o carro em dia de geada

Os cuidados essenciais para o carro em dia de geada

Um dos principais desafios na manutenção de um automóvel é a exposição ao tempo.

Essa exposição geralmente causa impacto direto no dia a dia e também na hora de revenda. Com a queda nas temperaturas, o frio e granizo podem ser prejudiciais ao desempenho do veículo.

A situação pode ficar ainda mais difícil para quem não conta com uma vaga coberta e precisa deixar o carro no relento em cidades onde as geadas no período de outono e inverno são comuns como é, por exemplo, o caso de Curitiba.

Além de prejudicar a partida, o frio pode ocasionar danos nos acessórios e propriedades internas do veículo. Para passar as estações mais frias do ano sem grandes problemas e dirigir com segurança, vale seguir algumas dicas fundamentais que vão fazer toda a diferença para o seu carro, como mostraremos a seguir.

– Na vaga

Ao deixar o carro estacionado em uma vaga a céu aberto no frio, os cuidados devem ser redobrados. Um dos acessórios fundamentais a serem utilizados é a manta protetora, essencial para proteger a pintura do automóvel neste período.

Antes de dar a partida após uma noite fria reserve um tempo para fazer a secagem e evitar danos na lataria.

– Na direção

Antes de colocar o carro na rua nos dias frios é importante ter em mente que é preciso dirigir mais devagar. Ao dirigir neste período não se esqueça de acionar as luzes de neblina, que ficam apagadas durante o período do verão e da primavera para não afetar a visibilidade geral dos motoristas ao redor. O uso deste artificio é importante para facilitar a direção no período da manhã e principalmente à noite, que custa ser mais longa e de difícil direção.

– Na manutenção

Para não ser pego de surpresa, o segredo é seguir à risca o checklist da manutenção, dando prioridade aos itens que mais são afetados durante o inverno, sendo eles: bateria, pneus, limpador de para-brisa, tanquinho, ar-condicionado e radiador. Nos dias mais frios, o motor exige mais da bateria para funcionar, o que acelera o desgaste.

Referente aos pneus é preciso estar atento à calibragem. Com o ajuste bem feito, o carro ganha força aumentando a segurança e diminuindo o uso do combustível. As palhetas do limpador de para-brisa devem ser constantemente trocadas para que eliminem a água acumulada e permitam a visibilidade do motorista. Os carros movidos a tanquinho de partida a frio necessitam de cuidado especial em baixas temperaturas.

O uso do ar condicionado, nos dias frios, é necessário. Isso evita a proliferação de bactérias, a lubrificação do sistema e a possível aparição de rachaduras nas borrachas.

Estes são apenas alguns passos que quando seguidos prolongam o bom desempenho do veículo, mesmo nas temperaturas mais frias.

Assim, é extremamente recomendável fazer periodicamente o check up automotivo. A Impacto Prime oferece esse  e outros serviços de qualidade, encontre a oficina mais próxima.

2019-07-18T09:36:34+00:00