As pastilhas de freio foram feitas para desacelerar e parar o carro. Quando são acionadas pelo pedal, um sistema hidráulico as empurra contra o disco de freio, reduzindo a velocidade do automóvel. Elas trabalham em pares e cada roda tem seu próprio dispositivo de frenagem. A forma e o tamanho das pastilhas variam dependendo do tipo de automóvel em que serão instaladas.

Agora que você já conhece o básico sobre as pastilhas de freio, saiba como evitar e identificar desgastes nesse item.

 

As pastilhas de freio têm que estar sempre em ordem, pois é um item de segurança e caso falhe, pode causar sérios acidentes a você e aos demais passageiros do carro. A manutenção não costuma ser muito cara, porém quando não é feita, outros itens podem ser prejudicados, como os discos de freio, e caso seja necessária a substituição, o valor dessa manutenção aumenta.

Existem várias formas de identificar os desgastes das pastilhas de freio, e é importante saber identificar os sinais enviados pelo carro. Ruídos agudos, como o de metais pressionados um contra o outro, perda de eficiência de frenagem, excesso de pó nas rodas, sem que tenha acontecido alteração no trajeto que o motorista está acostumado a fazer, podem ser alguns dos indícios de que é necessária uma revisão e provável troca das pastilhas.

A durabilidade das peças e o tempo certo para troca desses itens variam muito e depende de alguns fatores, como ambiente em que o veiculo é conduzido, a forma como o sistema de freio é usado, e também seu material de fabricação. É recomendado que a revisão seja feita entre 5 e 10 mil quilômetros rodados.

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar deterioração precoce das pastilhas de freios. É importante evitar freadas bruscas, não apertar tanto o pedal dos freios nas ladeiras, e também tomar cuidado com o excesso de peso no carro.

 

Não se esqueça de fazer a troca das pastilhas de freio sempre com um especialista. Agende um horário na loja Impacto Prime mais próxima, e aproveite para conferir os outros serviços que as franquias oferecem.