Agende uma Visita 0800 100 7575
Agende uma Visita 0800 100 7575
Encontre a loja MAIS PRÓXIMA

Dirigir veículo com pneu careca pode trazer problemas?

Dirigir veículo com pneu careca pode trazer problemas?Talvez você não saiba, mas trafegar com pneus carecas é uma infração grave, passível de multa e pontuação na carteira. Isso porque os pneus são itens indispensáveis para garantir a segurança de qualquer veículo, responsáveis pela estabilidade, poder de frenagem e desempenho do veículo.

Além disso, quando estão desalinhados ou desgastados, podem aumentar o consumo de combustível e contribuir para a deterioração de outras partes mecânicas do automóvel.
Pneus novos ou bem conservados aumentam o poder de frenagem e asseguram mais estabilidade aos veículos. Ajudam, inclusive, a evitar o efeito de aquaplanagem – situação em que os pneus perdem o contato com o asfalto e deslizam sobre uma lâmina de água.
Por isso é tão importante ficar de olho na revisão e manutenção desse item por meio de ação periódica observando calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus.
Nessa matéria você vai saber o que é um pneu careca, quais são as penalidades e valores envolvidas nessa infração de trânsito.

Como saber se o pneu está careca?
De acordo com a Resolução 913/2022 do CONTRAN, os sulcos de um pneu de automóvel devem ter no mínimo 1,6 milímetros de profundidade, para garantir a estabilidade e segurança do veículo, evitando a aquaplanagem.
Para as motocicletas, a profundidade mínima dos sulcos é de 1 milímetro.
A avaliação dos indicadores de desgaste da banda de rodagem, em inglês Tread Wear Indicator (TWI), é a maneira mais eficiente possível para avaliar se os pneus estão carecas.
Dentro dos sulcos, é possível encontrar as letras “TWI”. Se a borracha do pneu encostar nessa marcação, significa que os sulcos estão muito rasos ou carecas, e está na hora de trocar os pneus.
Caso tenha identificado que os sulcos já atingiram 1,6 mm ou menos, faça a troca imediatamente. Do contrário, além de correr risco de sofrer acidente, você ainda poderá ser multado após ser flagrado por um agente de trânsito.

De olho no estepe!
O estepe ou pneu reserva, que é um equipamento obrigatório do veículo, também é motivo de autuação, se for flagrado em más condições.
De acordo com o inciso 9º do artigo 230 do CTB, “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” é também uma multa de natureza grave no valor de R$195,23 e 5 pontos na carteira.
O estepe do seu carro está careca? Se a resposta for sim, então é hora de fazer a troca o mais rápido possível, pois, como dito anteriormente, as penalidades são as mesmas aplicadas aos motoristas que circularem pelas vias públicas com o pneu desgastado.
Outra questão muito importante em relação ao estepe, é que ele também seja regularmente calibrado. Em diversos casos, você precisar dele (em caso de pneu furado) e ficar impossibilitado de continuar por conta de estar murcho.

Pneu careca é infração?
A princípio, o Código de Trânsito Brasileiro ( CTB) não apresenta uma determinação específica que trata sobre pneus carecas. Entretanto, o inciso XVIII do artigo 230 do CTB estabelece penalidades para quem conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança.
Já o inciso IX, prevê penalidades para quem circular com equipamento de segurança “ineficiente ou inoperante”, como o estepe careca.
Agora na Resolução 913/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é possível encontrar a profundidade mínima dos sulcos dos pneus: 1,6 mm. Desse modo, é preciso substituir o produto assim que o limite for atingido.

Quais as penalidades por pneu careca?
Conforme estabelecem os artigos do CTB citados acima, se você for flagrado circulando com os pneus ou estepe com desgaste maior do que a medida permitida (1,6 mm), poderá ser multado no valor de R$195,23, por cometer uma infração de natureza grave.
Além de ter que pagar multa, o condutor que dirigir um veículo com estepe ou pneu careca terá 5 pontos adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou então na Permissão para Dirigir (PPD).
No caso da CNH provisória, a situação fica ainda mais complicada, pois o condutor que estiver no período probatório não poderá emitir a habilitação definitiva depois de cometer uma infração grave ou gravíssima.

Pneu careca gera retenção do veículo?
Além de multa e acréscimo de pontos na habilitação, você ainda poderá ter o veículo retido por circular com pneu careca. Nesse caso, o automóvel não será apreendido no pátio do Detran.
No caso da retenção, o veículo apenas terá que permanecer no local da abordagem até que a troca dos pneus seja feita. Assim, quando o automóvel estiver em ordem, o condutor será liberado e poderá dirigir seu automóvel normalmente.

Pneu tem prazo de validade?
De acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), pneu não tem prazo de validade. No entanto, as empresas costumam dar um prazo de garantia para o produto, que é de, em média, cinco anos após a data de fabricação, A IMPACTO PRIME por exemplo, oferece 5 anos de garantia de fábrica em todos os seus pneus.
Apesar de não terem prazo de validade, fique de olho! É sempre importante verificar a integridade dos pneus, procurando por bolhas, cortes na borracha ou desgastes irregulares, que podem indicar:
- Desalinhamento das rodas
- Pressão inadequada dos pneus
- Amortecedores gastos
- Rodas danificadas
- Suspensão ou direção com problemas
Ao identificar qualquer um desses problemas indicados, é importante realizar a manutenção do veículo, efetuando a troca dos pneus ou manutenção dos equipamentos ou peças do veículo.

ÚLTIMOS
Conteúdos do Blog

VER MAIS CONTEÚDOS