Limpeza de bicos injetores: Quando devo fazer?

//Limpeza de bicos injetores: Quando devo fazer?

Limpeza de bicos injetores: Quando devo fazer?

Os bicos injetores fazem parte do sistema de alimentação do motor. São válvulas elétricas que pulverizam o combustível para a combustão. Precisos, eles definem a dosagem ideal à necessidade do motor, desde a marcha lenta até os momentos de potência máxima.

O desempenho de um veículo se deve às condições tanto do combustível utilizado quanto o estado de conservação dos componentes formadores do motor.

Por conta desses fatores, a Oficina Impacto se dispõe a realizar a limpeza de bicos injetores concedendo a qualidade necessária para que o seu automóvel possa ser utilizado de forma satisfatória.

A limpeza dos bicos injetores proporciona melhor funcionamento mecânico. É recomendada, sobretudo, caso o veículo tenha sido abastecido com combustível adulterado ou de má qualidade.

As válvulas injetoras de acionamento elétrico têm a função de garantir a quantidade correta de combustível que o motor necessita. Embora seu funcionamento seja fundamental para o carro, os motoristas ainda têm muitas dúvidas sobre a limpeza de bicos injetores. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a saber o momento certo de limpar essas peças.

Funcionamento dos bicos injetores

Para funcionar de forma adequada, o motor precisa receber a quantidade correta de combustível para promover a combustão. Para garantir isso, os orifícios dos bicos injetores são extremamente pequenos, permitindo a injeção de minúsculas gotas.

Nesse processo, o combustível deve ser injetado de forma pulverizada, permitindo que a mistura com o ar seja a mais homogênea possível e que a menor quantidade possível de combustível seja perdida.

Porém, por ser muito pequenos, uma sujeira minúscula pode obstruir os bicos injetores, prejudicando a saída do combustível para o motor. Essa situação pode gerar aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.

Como é feita a limpeza de bicos injetores?

A limpeza de bicos injetores pode ser feita de duas formas pelo seu mecânico de confiança, na máquina de limpeza bicos por ultrassom ou por aplicação de produto específico. Entenda cada um dos processos:

Máquina de limpeza:

O mecânico primeiro tira a caixa do filtro de ar, a mangueira e os chicotes. Depois disso, as válvulas injetoras são retiradas da flauta do carro e instaladas na flauta da máquina de limpeza de bico.

Depois disso, o mecânico coloca a flauta em uma cuba com a solução de limpeza e então ativa a função limpeza – ultrassom, que faz as partículas contidas nas válvulas se soltarem devido à alta frequência das vibrações do ultrassom, desobstruindo os bicos. Depois de finalizar o processo, as válvulas são recolocadas na flauta do carro.

Aplicação de produto específico:

Nesse método, o mecânico coloca o produto na flauta do carro e então liga o motor. A ação do produto faz com que a goma encrustada na válvula injetora seja diluída. Dessa forma, quando a válvula abre ela consegue expulsar a goma, que é queimada na câmara de combustão.

As Oficinas Impacto investem tanto na capacitação de seus profissionais quanto na aquisição dos melhores recursos, encontre nossa loja mais próxima aqui.

Confira essa e outras notícias, acesse aqui.

2018-12-03T09:16:06+00:00