Agende uma Visita 0800 100 7575
Agende uma Visita 0800 100 7575
Encontre a loja MAIS PRÓXIMA

Limpeza dos bicos injetores: saiba quando fazer

Por serem itens de precisão, os bicos injetores têm a função de aspergir o combustível na câmara de combustão do motor. A eficiência do motor será melhor, se essa aspersão for bem feita. Assim, haverá mais economia de combustível com menos emissão de gases poluentes. Sabendo o que essa peça é e sua função, conheça aqui a necessidade da limpeza dos bicos injetores.

 

Como os bicos injetores funcionam?

Os bicos injetores garantem a entrada da quantidade certa de combustível no motor do carro, pois possuem furos pequenos, e permitem a introdução de minúsculas gotas. Dessa forma, se possibilita a combustão, e que o motor trabalhe de forma correta.

Porém, os furos são muito pequenos e um minúsculo fragmento pode fechar os bicos injetores, afetando a saída do combustível para o motor, e causando perda de potência do carro.

 

Como a limpeza é feita?

A limpeza pode ser feita de duas formas. Por meio de uma máquina de limpeza, ou com a aplicação de produtos específicos. Entenda os procedimentos:

  • Máquina de limpeza: são tiradas a caixa do filtro de ar, a mangueira e os chicotes. Então, as válvulas injetoras são tiradas da flauta do carro e instaladas na flauta da máquina de limpeza de bico. Depois, o mecânico coloca a flauta em uma cuba com a solução de limpeza e inicia a função limpeza-ultrassom, que faz os fragmentos contidos nas válvulas se soltarem devido à alta frequência das vibrações do ultrassom, desentupindo os bicos. Ao finalizar, as válvulas são recolocadas na flauta do carro.
  • Aplicação de produto específico: nesse procedimento, o mecânico coloca o produto na flauta do carro e liga o motor. A ação do produto faz com que a goma que cobre a válvula injetora seja dissolvida. Dessa forma, quando a válvula abre, ela expulsa a goma, que é queimada na câmara de combustão.

 

Quando realizar a limpeza?

É aconselhado que a limpeza acontecesse quando persistir uma restrição de fluxo de combustível pelos injetores. O motorista percebe esse acúmulo quando houver falhas de aceleração, aumento do consumo do combustível, variações de rotação, aumento dos níveis de poluição e em situações extremas, quando acender a lâmpada de diagnóstico no painel do veículo. Essa lâmpada indica erro no procedimento de alimentação de combustível.

 

Faça sempre a limpeza dos bicos injetores do seu carro em uma oficina mecânica de confiança. Confira os serviços oferecidos pela Impacto Prime, e agende uma visita em uma de nossas lojas mais próximas!

Comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.