Qual a importância de manter o para-brisa funcionando corretamente?

//Qual a importância de manter o para-brisa funcionando corretamente?

Qual a importância de manter o para-brisa funcionando corretamente?

É comum as palhetas do limpador de para-brisa serem itens negligenciados pelos motoristas. Você é um dos que se lembra dessa peça apenas em dias chuvosos ou quando gruda alguma sujeira no vidro?

Deixar para verificar as palhetas apenas quando começar a chover é perigoso e pode comprometer a segurança do motorista e dos passageiros.  As palhetas são itens de segurança no veículo.

Uma palheta ruim ou desgastada não terá condição suficiente para atuar em dias muito chuvosos. A lâmina d’água, quando não removida do para-brisa, obstrui a visibilidade e pode obrigar o motorista a parar no acostamento — ou até mesmo causar um acidente.

Sendo assim, faça uma verificação periódica do estado das palhetas, trocando-as sempre que necessário para que elas estejam em boas condições quando você precisar. Confira alguns cuidados que você pode tomar para preservar o limpador do para-brisa:

  • Utilize pano umedecido com produtos neutros;
  • Quando for acionar a palheta, esguiche um pouco de água no vidro para ajudar na limpeza da sujeira acumulada nele;
  • Não misture no reservatório de água produtos químicos que não sejam recomendados para essa finalidade;
  • Procure manter o reservatório sempre cheio;

Cheque as condições dos limpadores

A palheta do limpador é a parte revestida com borracha que limpa o vidro e deve ser trocada no máximo uma vez por ano. Porém, se o uso dessa peça for frequente, a borracha pode se deteriorar mais rápido. Se você perceber o vidro embaçado após a limpeza, pode ser um sinal de que está na hora de substituir a palheta.

Geralmente, o desgaste das palhetas do para-brisa dianteiro é mais rápido porque são mais utilizadas que as do vidro traseiro. Mas existem outros motivos que também desgastam a peça, como temperatura, sol, materiais ácidos ou alcalinos presentes na água e a própria sujeira. Tudo isso pode gerar o ressecamento da borracha.

Quer levar seu carro para uma revisão?

Se precisar levar seu carro para uma simples revisão, como a verificação dos limpadores do para-brisa, encontre nossa loja mais perto de você aqui.

Quem já precisou melhorar a visibilidade e estava com as palhetas do limpador de para-brisa desgastadas sabe como elas são importantes itens de segurança. Se isso nunca aconteceu com você, continue dando atenção à manutenção desse item e dirigindo com segurança. Agora que você já sabe tudo sobre as palhetas do limpador de para-brisa, continue no nosso site e confira outras notícias.

2019-03-11T12:00:33+00:00