Pastilha de freio: quando trocar?

//Pastilha de freio: quando trocar?

Pastilha de freio: quando trocar?

Ela faz parte do sistema de frenagem do veículo e é muito importante saber quando trocar a pastilha de freio. Ela é essencial para fazer frenagens eficientes nos carros.

O que é pastilha de freio?

A pastilha de freio é um dos itens que compõe todo o sistema de freio. Além disso, a pastilha é um dos principais itens de segurança do seu carro. Essa importante peça faz parte do sistema de frenagem de freio a disco.

Você sabe qual é a função da pastilha de freio?

A pastilha de freio tem como principal função de agir contra o disco de freio. Quando acionamos o pedal do freio, por meios de atrito, elas reduzem a velocidade do disco até que a frenagem seja realizada.

A duração de uma pastilha de freio está totalmente ligada a forma de uso do carro. Geralmente quando usamos o veículo todos os dias em centros urbanos, costumamos usar mais os freios, sendo assim, a vida útil da pastilha de freio vai ser menor se comparado com um veículo que é bastante utilizado em rodovia.

Dicas para saber se é preciso trocar a pastilha:

– Ruídos altos e agudos

– Trepidação

– Demora na frenagem

– Pedal de freio pesado

Vale se atentar também que a pastilha de freio deve ser sempre revisada. Além disso, as montadoras informam que as pastilhas devem ser trocadas em cerca de 30 mil a 40 mil km rodados para troca. Porém é recomendado que o veículo seja levado até uma oficina para inspeção, encontre a Oficina Impacto Prime mais próxima de você, acesse aqui.

Quais os modelos de pastilha de freio? Veja abaixo os principais modelos de pastilhas de freio automotiva:

– Pastilhas de freio Orgânica

O principal item para a fabricação de pastilhas orgânicas é o amianto. Esse material consegue dissipar o calor facilmente e também é considerado durável e flexível.

Esse tipo de pastilha desgasta menos o disco e também pode ser mais silenciosa.

– Pastilhas de freio de Cerâmica

Considerada a pastilha automotiva mais leve e resistente, é considerada um modelo para alta performance. Ou seja, os carros que exigem frenagens mais precisas, geralmente utilizam esse tipo de pastilha de freio.

– Pastilhas de freio Metálica

A pastilha metálica é a mais utilizada hoje em dia nos automóveis. Sua fabricação é feita por ferro, cobre, aço e grafite. Possui peso superior aos outros modelos de pastilhas.

Na Impacto Prime você encontra pastilhas de freio, acesse nosso site.

Leia também o nosso conteúdo sobre freio automotivo.

2019-01-09T09:10:27+00:00