Qual a diferença entre o alinhamento comum e o 3D?

//Qual a diferença entre o alinhamento comum e o 3D?

Qual a diferença entre o alinhamento comum e o 3D?

É comum notar que o carro precisa de alinhamento quando o volante não fica parado quando o automóvel está em movimento. Se o volante começar a virar sozinho, mesmo que levemente, é sinal de que você precisa alinhar suas rodas. O recomendado é conferir o alinhamento periodicamente, a cada 10 mil quilômetros rodados, e, com isso, evitar o desgaste desnecessário de pneus, molas e suspensão, peças que mais sofrem quando o carro está desalinhado.

Para que serve o alinhamento?

O objetivo do alinhamento é ajustar o ângulo das quatro rodas, de modo que elas fiquem perpendiculares ao solo. Os pneus têm que ficar paralelos entre si e com toda a banda de rodagem tocando o chão. O alinhamento é um serviço fundamental para dar estabilidade ao automóvel.

Tipos de alinhamento: o manual, o eletrônico computadorizado ou a laser e o 3D:

O manual é feito por canhões de luz que são presos as roda. Eles projetam um feixe luminoso num painel à frente do veículo, mostrando o quanto as rodas estão desalinhadas. No segundo processo, os canhões de luz são trocados por projetores a laser, dando mais rapidez e precisão ao serviço.

O sistema 3D é bem diferente: um sensor lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador o desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica. Ele já possui previamente as medidas exatas de convergência/divergência estipuladas pelo fabricante, tornando-o altamente preciso. Tamanha precisão na leitura torna os ajustes a serem feitos posteriormente mais fáceis e mais úteis. Isso também evita perda da calibração dos pneus e dos equipamentos do veículo, o que proporciona maior estabilidade ao carro e à direção do motorista. Uma das especialidades da Impacto é o alinhamento 3D. Manter as rodas do carro alinhadas é fundamental para ter estabilidade e segurança ao dirigir, e fazer isso com tecnologia torna o procedimento ainda mais valioso.

O primeiro passo é a instalação de sensores nas quatro rodas do veículo, os pneus são movimentados para frente, para trás e para os lados. Então, uma câmera presente no equipamento captura as informações desses sensores e os dados são enviados para o programa de computador e comparados com os de fábrica. O computador faz o diagnóstico do que precisa ser ajustado e só então o mecânico faz os reparos, munido de informações bastante precisas.

Alinhamento 3D é na Impacto

A Impacto traz a tecnologia e a precisão para a manutenção automotiva. Em nossas lojas um dos serviços oferecidos é o alinhamento 3D, que garante qualidade ao procedimento buscando deixar o carro com os parâmetros de novos. Temos uma loja pertinho de você acesse aqui para achá-la.

2018-10-19T08:23:13+00:00