Revisão automotiva: quando devo fazer e no que ter atenção?

//Revisão automotiva: quando devo fazer e no que ter atenção?

Revisão automotiva: quando devo fazer e no que ter atenção?

A revisão de carros é como uma manutenção preventiva. É nela que se verifica uma série de itens indispensáveis para o funcionamento do seu veículo, para se certificar de que o seu carro esteja sempre em dia com as especificações do fabricante. Além de garantir mais segurança para as suas viagens, fazer a revisão também evita que você se depare com imprevistos, como o carro pifar a caminho de um compromisso importante ou mesmo prejudicar aquela viagem de férias que você tanto planejou.

Com certeza você já ouviu falar da importância desse procedimento, mas talvez não entenda quando deve fazê-lo e quais são os principais pontos a serem observados. Foi pensando nisso que nós separamos algumas dicas indispensáveis sobre a revisão de carros.

Conforme o veículo vai sendo usado, suas peças originais de fábrica vão apresentando desgaste e os sistemas passam a ter seu funcionamento prejudicado, necessitando de ajustes e trocas. Todas essas peças, é claro, saem da montadora com vida útil e prazo de validade, mas muitas vezes, dependendo da forma que você utiliza o seu veículo, elas podem apresentar problemas muito antes disso. E, o que é pior: ás vezes sem dar sinal de que há um problema até simplesmente parar de funcionar.

É por situações como essas que os fabricantes indicam no manual do proprietário a realização de revisões periódicas para avaliar e, se for o caso, realizar os ajustes necessários para o bom funcionamento do veículo. Em geral, a maioria das montadoras indica que a revisão seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas tenha em mente que, quanto mais tempo você rodar sem revisar o seu carro, maior é a chance dele deixar você na mão!

Quais itens são revisados?

Durante as revisões automotivas, vários itens são verificados, variando conforme o pacote contratado pelo cliente e a quilometragem rodada.

Começamos com um check-up completo, que verifica todos os itens, os principais são:

– Pneus;

– Alinhamento de direção;

– Balanceamento dos pneus;

– Palheta do limpador de para-brisa;

– Correias do motor;

– Mangueiras do motor;

– Suspensão;

– Sistema de freios;

– Óleo do motor;

Caso haja alguma manutenção para ser feita, o orçamento é passado para o cliente, para que haja uma autorização para realizar o processo.

Vale ressaltar também que, além da revisão periódica, é importante manter alguns cuidados no dia a dia, como testar sempre as luzes (faróis, setas, de ré e freio), verificar o nível de óleo do motor e calibrar os pneus corretamente. São algumas atitudes que podem auxiliar no melhor funcionamento do carro e, principalmente, na manutenção da sua segurança e da sua família.

Para contar com um atendimento ágil e de qualidade, conte com os especialistas da Impacto, acesse e confira a mais perto de você!

2018-10-29T10:51:10+00:00