Revisão de férias: Tudo que você precisa saber antes de viajar

//Revisão de férias: Tudo que você precisa saber antes de viajar

Revisão de férias: Tudo que você precisa saber antes de viajar

O período de férias é desejado por muitos, mas para suas férias não acabarem antes mesmo de começarem, você precisa fazer uma série de checagens preventivas no seu carro antes de sair para viajar e assim diminuir as chances de ficar parado na estrada esperando socorro.

Pensando nisso, preparamos esse texto com tudo que você precisa saber sobre revisão de férias. Em que consiste essa revisão? Quais itens do seu carro precisam ser conferidos? Tudo isso e muito mais você confere agora!

O que é uma revisão de férias?

Nos períodos de férias, é muito comum encontrarmos carros parados no acostamento com o capô aberto, o pneu furado e o motorista ao telefone, chamando o socorro ante o olhar desolado dos passageiros.

Para não sermos os próximos a perdermos um tempo precioso das férias parados na estrada, é preciso fazer a checagem, ou melhor, a manutenção preventiva dos sistemas do carro, antes de pegar a estrada. A esse procedimento damos o nome de revisão de férias.

Por que a revisão de férias é importante?

De fato, checar previamente o que precisa de troca ou manutenção é mais barato e mais seguro. Nada substitui a sensação de tranquilidade que experimentamos quando vamos pegar a estrada e sabemos que tudo está em ordem com o carro.

– Segurança

Existem alguns sistemas no carro, como o freio e a suspensão, que são conferidos na revisão de férias. Como se sabe, é fundamental que esses conjuntos estejam em perfeitas condições de funcionamento para fazer uma viagem segura e sem imprevistos.

O freio é importante para parar o carro e diminuir, gradual ou bruscamente, a velocidade do veículo.

Da mesma forma, o conjunto de suspensão deve trabalhar de maneira a equilibrar o carro, mantendo as 4 rodas no chão. Se falhar por falta de manutenção, o passeio poderá se tornar um pesadelo.

Outros sistemas também são responsáveis pela segurança do carro. Portanto, fazer a manutenção preventiva antes da viagem de férias vai proporcionar maior segurança em todo o trajeto.

– Conservação

Em muitos casos, esse tipo de revisão não envolve procedimentos complexos. Em alguns sistemas, há a necessidade de trocar apenas uma peça ou realizar serviços simples. Aqui, o custo-benefício é um fator importante, pois a não realização da manutenção preventiva — mediante valores relativamente baixos — pode implicar em outras peças e sistemas danificados, gerando a necessidade de mais intervenções e gastos bem maiores.

É o caso do alinhamento e do balanceamento. Além de afetar diretamente a dirigibilidade do carro, se ele não for feito periodicamente haverá desgaste prematuro de componentes essenciais, como os pneus e a suspensão.

Quais as peças que precisam ser verificadas antes de viajar?

– Sistema de arrefecimento

– Freios

– Pneus

– Suspensão

– Itens de segurança

– Sistema elétrico

E então? Gostou de conhecer mais sobre a revisão de férias? Confira essa e outras notícias, acesse aqui.

2018-12-19T13:21:26+00:00