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Sistema de Arrefecimento: Quando devo realizar a manutenção?

Revisão do sistema de arrefecimento é importante para proteger os componentes do motor e evitar o superaquecimento do motor.

Realizar a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento pode evitar dor de cabeça para os motoristas já que uma mangueira furada, um dos componentes do conjunto, que abrange radiador, bomba d’água, entre outras peças, pode até fundir o motor.

Responsável pelo controle de temperatura do motor, o sistema de arrefecimento, composto de radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor, deve sempre funcionar corretamente para que o motor não seja danificado. O sistema de arrefecimento é responsável por fazer a troca de calor do motor com o meio ambiente, mantendo, assim, a temperatura ideal para que trabalhe com menos atrito e desgaste interno.

Por isso, é necessário ter atenção e fazer revisões periódicas, verificando todas as peças que integram o sistema de arrefecimento, geralmente, o superaquecimento do motor acontece devido à falta de manutenção preventiva.

 

O que causa o superaquecimento do motor?

Várias causas, entre elas: problemas no radiador, mangueira furada, selo de lobo e cabeçote furados, válvula termostática travada e tampa do vaso expansor danificada. Quando o defeito é na bomba d’água podem provocar vazamentos do líquido de arrefecimento.

Para que não ocorra superaquecimento e o motor pare de funcionar, a recomendação é efetuar limpeza do sistema de arrefecimento, colocar aditivo na proporção adequada, evitando usar somente água. A manutenção preventiva deve ser feita em oficinas especializadas. Encontre aqui nossa oficina Impacto Prime mais próxima de você.

 

Mangueiras do arrefecimento do carro precisam de atenção

O sistema de arrefecimento é formado por diversas peças que precisam de manutenção e atenção para que ele funcione da maneira ideal. Entre essas peças estão às mangueiras, pois o rompimento delas é um dos causadores de superaquecimento do motor.

Os motivos para trocar as mangueiras são cortes na peça, vazamentos ou ressecamentos. Caso o defeito não for vazamento ou ressecamento, a oxidação pode causar uma interrupção do fluxo dentro dela.

A constatação de que a mangueira precisa ser trocada pelo ressecamento é feita visualmente, seja pelo proprietário, seja por um mecânico, pois quando ela está muito ressecada, as pontas soltam muitos fiapos do material interno. Significa que já está na hora de trocar e não se deve esperar abrir. A vida útil da peça é prolongada de acordo com a manutenção de todo o sistema de arrefecimento, que inclui o uso de aditivos na água do radiador indicados pela montadora.

Mesmo que o motorista veja uma mangueira com problema, ele não deve tentar trocar em casa, como era comum nos carros mais antigos. O veículo deve ser levado a um mecânico. Além disso, muitos carros precisam passar por uma restauração do sistema de arrefecimento após a troca de peças, o que só pode ser feito em oficinas e autorizadas. Encontre a nossa oficina Impacto Prime mais próxima de você aqui.

 

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