Agende uma Visita 0800 100 7575
Agende uma Visita 0800 100 7575
Encontre a loja MAIS PRÓXIMA

Suspensão: como identificar problemas e o que fazer?

Problemas na suspensão podem trazer sérios riscos ao motorista e passageiros. Por isso, é importante que você saiba identificá-los.

Quando se fala de suspensão automotiva, muitos motoristas trazem à cabeça apenas os amortecedores e molas. Mas, na verdade, a suspensão de carro é muito mais do que isso, ela é composta por muitos componentes e tem influência sobre o comportamento do veículo em diversos aspectos.

Se você está achando que seu carro pode estar apresentando algum tipo de falha na suspensão, confira abaixo as nossas orientações.

 

O que é a suspensão de um veículo?

A suspensão é a parte do veículo que garante estabilidade, absorvendo os impactos causados pela irregularidade do solo onde o automóvel trafega. É ela que garante que os quatro pneus vão encostar no chão e ainda ajuda a melhorar a desempenho do carro.

Não se trata apenas de uma peça do veículo, mas de um conjunto de componentes conectados para garantir que todas essas tarefas sejam cumpridas da melhor forma possível.

 

Qual a importância da suspensão?

Ela é fundamental para que seu carro funcione bem e deslize sobre a pista, diminuindo as trepidações quando você passa por uma área muito irregular. Sem ela, as irregularidades do caminho podem, pouco a pouco, danificar seu carro e causar acidentes sérios.

 

Quais as peças que fazem parte dela?

O tipo de suspensão varia conforme o modelo de carro. Mas todos têm componentes em comum. Confira:

 

  • Amortecedores e molas

Os amortecedores funcionam ligados às molas. Falta de estabilidade e ruídos podem ser sinais de que estão desgastados. As molas são flexíveis e filtram com muita eficiência as imperfeições do caminho. A falta de manutenção desses itens diminui a vida útil de outros componentes.

 

  • Braço oscilante

É a peça que apoia a coluna de suspensão e o chassi, fazendo um movimento de giro repentino sempre que o carro acelera, freia, derrapa ou passa por terrenos irregulares.

 

  • Pivô de suspensão

O pivô de suspensão conecta várias outras partes do carro: chassi, carroceria, telescópio, manga do eixo e cubo de roda. Ele serve para ajudar a coluna de suspensão, suportando o peso e recebendo força durante a aceleração, frenagem e curvas.

 

  • Barra estabilizadora

Essa peça liga as colunas de suspensão uma com a outra, garantindo a estabilidade do carro em momentos de alta velocidade. Ela garante a aderência e agilidade nos movimentos rápidos.

 

Como identificar problemas na suspensão?

Há vários indícios de que a suspensão do seu carro pode estar com problemas. Você deve observá-los atentamente, para saber quando precisa levar o veículo à oficina, como ruídos, barulhos na hora de frear, vibração no volante, vazamentos, desgaste prematuro e irregular dos pneus, entre outros.

É importante que você conheça seu carro para perceber qualquer alteração sutil na direção. Nesse caso, o melhor a fazer é levá-lo a um mecânico de confiança imediatamente. Encontre nossa oficina mais próxima de você!

Comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.